Conheça os benefícios do certificado digital para universidades

Você sabe qual é a utilidade e quais são os benefícios do certificado digital para universidades? A realidade é que muitas pessoas não têm conhecimento da sua importância. No entanto, trata-se de uma ferramenta muito útil.



Nesse cenário de transformação digital, cada vez mais, as empresas de todos os segmentos dependem da tecnologia para a execução das suas atividades. Dessa maneira, pensando em ajudar você a conhecer mais sobre o tema, vamos apresentar os benefícios do certificado digital para universidades.

Continue a leitura para conferir todos os detalhes!


Agilidade na emissão de documentos


O certificado digital pode ser um grande aliado para agilizar a emissão de documentos nas universidades. Ele é capaz, até mesmo, de reformular de maneira geral a forma com que os documentos da instituição são gerenciados.

Normalmente, as instituições de ensino precisam lidar com um imenso volume de documentos e informações acerca de seus alunos e funcionários. Muitas vezes, porém, não é fácil organizá-los e arrumar espaço para tantos papéis.

Contudo, o certificado digital é capaz de auxiliar nesse cenário, uma vez que, por meio de sua tecnologia, diferentes documentos e declarações acadêmicas, como contratos, histórico escolar, certificados de conclusão de curso, entre outros, podem ser realizados e entregues de maneira totalmente digital para o requisitante — os que inclui a sua emissão e a assinatura.

Além disso, é válido ressaltar que certificado costuma otimizar os arquivos das faculdades, já que armazenar uma grande quantidade de documentos físicos exige, ainda, grandes espaços para a sua organização. Essa situação é completamente eliminada com os documentos digitais, que são mais eficientes e econômicos.

Com um acervo digital, é possível evitar, até mesmo, perdas de informações, caso algum acidente ocorra. Todos esses fatores acabam com a necessidade da presença física do requerente para solicitar um documento. Assim, evita filas, esperas e o consumo de papéis em excesso com a impressão de diferentes vias.


Utilização do diploma digital


Hoje em dia, um dos principais motivos para a adoção do certificado digital para universidades é, justamente, a emissão de diplomas digitais de graduação e pós-graduação latu senso, tanto na modalidade EAD (a distância) quanto na presencial. Essa demanda se dá porque, em 11 de março de 2019, o MEC expediu a Portaria nº 554, que trata a respeito da emissão e do registro de diplomas por meio digital.

De acordo com a decisão do Ministério da Educação, as universidades devem se adequar e aderir aos requisitos técnicos para emitir e registrar diplomas no meio digital no prazo de 24 meses. O principal objetivo é tornar os processos mais eficientes, ágeis, econômicos, menos burocráticos e, ainda, visa a inovação nas instituições de ensino.

Trata-se de uma medida importante para eliminar as burocracias que ainda existem em meios físicos, mas que mantém preservada a validade jurídica, a aceitabilidade e a segurança dos diplomas.

O que o certificado digital para universidades possibilita é que todas as etapas para a geração de um diploma sejam realizadas digitalmente, sendo que o seu armazenamento é feito em ambiente digital.

A validade do certificado digital é assegurada e comprovada por meio da Certificação Digital e carimbo de tempo, de acordo com os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) — fatores que, justamente, garantem a validade jurídica do documento.


Segurança das informações


O quesito mais importante sobre a certificação digital para universidades é a segurança, uma vez que, quando um documento é assinado por meio de um certificado digital, ele não pode mais ser alterado. Por consequência, não é possível fraudá-lo, uma vez que há um bloqueio para edições.

Além disso, os certificados gerados digitalmente contam com troca de dados criptografada e, portanto, não é fácil que terceiros tenham acesso ao documento. Dessa maneira, todos esses fatores, em conjunto, geram muito mais segurança, e se torna muito mais fácil e ágil conferir se um diploma é verdadeiro ou não.


Acesso a programas governamentais


Outro fator relevante e que faz com que o certificado digital para universidades seja ainda mais importante é que determinados programas governamentais da área da educação exigem esse tipo de certificação para que a instituição de ensino consiga acessar seu sistema.

É o caso, por exemplo, do ProUni — programa que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino privadas. Ele exige o uso do Certificado Digital pelas instituições de ensino privadas que desejam ter acesso ao Sisprouni (Sistema do Prouni).

Somente por meio dele as universidades conseguem ter acesso a informações operacionais do programa, como os termos para concessão de bolsas, cadastro de alunos bolsistas, entre outros.

Além disso, ainda com relação ao Prouni, é justamente a utilização do certificado digital para universidades que confere integridade e veracidade às informações que são lançadas no Sisprouni. Isso porque a assinatura digital conta com robustos protocolos de segurança e, ainda, elimina determinadas burocracias, como a necessidade do reconhecimento de firma.


Redução de custos


Por fim, outro benefício do certificado digital para universidades é que se trata de um item que não exige um alto investimento. Como ele possibilita que as solicitações e os documentos da instituição sejam migrados do ambiente físico para o digital, os custos, em geral, costumam ser menores.

Essa redução de custos se dá, por exemplo, em razão de não ser mais necessário o uso do papel, além da diminuição de gastos com locais para armazenamento de documentos. O uso do certificado digital permite, até mesmo, a economia com atendimento, uma vez que as solicitações não precisam ser realizadas de maneira presencial.

Assim, ao adotar a certificação digital, a instituição de ensino é capaz de diminuir de maneira considerável os seus gastos.

Agora que você já conhece quais são os principais benefícios do certificado digital para universidades, lembre-se de que se trata de uma ferramenta que, além de facilitar o dia a dia da instituição de ensino e reduzir os seus custos, em breve, será obrigatória à expedição dos diplomas digitais.

Se você deseja conhecer mais a respeito das soluções de certificação digital, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!



#certificado,#certificadodigital,#tecnologia,#universidade

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo